quarta-feira, 21 de outubro de 2009

REGISTRO DE AULAS

Ao realizar a roda de conversa os alunos apontaram as seguintes necessidades relacionado a questão : “O que eu entendo por tecnologia?”

  
 Buscar lugar no mercado de trabalho;
• Estar informado dos acontecimentos;
• Conhecer outros lugares;
• Enviar mensagens;
• Fazer pagamentos;
• Montagens de fotos;
• Procurar receitas.

DIFICULDADES

Encontramos dificuldades em obter um espaço que fosse acessível á todos, a sala é diversificada,com alunos idosos,jovens e especiais. A Associação de bairro que conseguimos parceria, se localiza em um local um pouco distante da sala sendo de difícil acesso para alguns alunos.
Assim sendo após discussão com os alunos procuramos parceria com uma Lan House próxima a sala de aula, e que foi favorável para nosso projeto, a proprietária do estabelecimento se colocou a disposição para ajudar nas dúvidas e proporcionou um ambiente agradavél à todos.
Levantando a questão “ o que entendo por tecnologia?”
Foi realizada discussão,através desta foram registradas algumas palavras relacionadas à questão.
Nesta etapa a sala foi divida em dois grupos para elaboração de cartazes em que os alunos identificaram o computador suas partes e funções os mesmos foram expostos na sala para comparação do conhecimento dos alunos identificando o que eles conheciam.

Realizamos a leitura de uma crônica para posterior discussão sobre o uso de novas tecnologias, os alunos citaram dificuldades como por exemplo:usar o caixa eletrônico,celular,câmeras digitais etc.

VISITA AO LOCAL

Os alunos se sentiram anciosos, fomos recebidos na Associação pela Sra. Lucia que apresentou o local, dividimos os alunos em duplas pois havia seis máquinas.
Foi questionado algumas informações passadas anteriormente em sala de aula, após revisar na prática essas informações foi dado liberdade para que eles se adaptassem com o computador manuseando livremente.
Alguns se sentiram bem a vontade, outros ficaram com medo, mas procuramos passar toda segurança possível.


RODA DE CONVERSA

Discutimos sobre a aula, de como se sentiram quais as dificuldades e medos. Foi então que surgiu a dificuldade da localização do espaço cedido.
Buscamos solucionar a questão obtendo parceria em uma Lan House próxima à sala de aula.
A segunda aula foi mais tranqüila, por se tratar de um local mais acessível os alunos se sentirem mais confiantes. Já que o local fica em frente a sala o tempo foi mais proveitoso.
A recepção na Lan House foi muito boa, para que os alunos se sentissem mais seguros a proprietária fechou as portas para que estranhos não tivessem acesso ao estabelecimento e os alunos não se sentissem constrangidos.
A cada aula uma descoberta, para valorizar e resgatar a auto-estima dos educandos foi criado um BLOG com fotos e sugestões de sites e atividades para que outros educadores e alunos possam observar e consultar.
Ao verem suas imagens e um site criado para demonstrar o trabalho realizado na sala os alunos se sentiram importantes e construtores do processo, algumas dinâmicas foram trabalhadas, o que deixou a turma mais à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário